Bolsa 21/02448-5 - Fotografia cinematográfica, Corpo - BV FAPESP
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O estado crítico do corpo no audiovisual brasileiro recente: figuras sociais e parâmetros de análise

Processo: 21/02448-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Beneficiário:Edson Pereira da Costa Júnior
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/05177-8 - O estado crítico do corpo no audiovisual brasileiro recente: figuras sociais e parâmetros iniciais de análise, BE.EP.PD
Assunto(s):Fotografia cinematográfica   Corpo   Multimeios   Análise de filmes   Teoria crítica   Opressão social   Século XXI   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | audiovisual brasileiro contemporâneo | Corpo | teoria e crítica | trauma | História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia

Resumo

Este projeto de pesquisa busca elaborar parâmetros iniciais de análise dedicados ao estudo do corpo em obras audiovisuais brasileiras da década de 2010, com ênfase em produções protagonizadas ou realizadas por sujeitos históricos alvos de opressão de classe, raça e etnia. A centralidade de pautas sociais em tal cinematografia tem limitado a recepção acadêmica à análise temática e, em corolário, à indiferença diante das invenções formais. A atual carência de estudos sobre as diretrizes estéticas mobilizadas para a posta em cena e a figuração do corpo é, ao que parece, um epifenômeno flagrante da predominância conteudista. Em contraponto, esta pesquisa parte da articulação imperativa entre política e estética. Ao analisar obras em que o corpo é exposto a uma conjuntura histórico-social adversa, que tantaliza a vida do sujeito ou sobre ela deixa suas cicatrizes, propõe-se compreender as experimentações formais a partir de um esquema ternário composto por: figuras convalescentes, imagens do trauma, e encontros com o inimigo. Nos três casos, há, amiúde, a tensa articulação de questões nacionais com traços estéticos de um cinema transnacional; e a injunção da alteridade sobre a forma fílmica. Nessas condições, a hipótese estrutural do projeto é a de que o estado crítico do corpo conforma e dá a ver, cinematograficamente, as forças sociais e os mecanismos de poder que incidem sobre o sujeito. Paralelamente ao exame da hipótese, pretende-se indagar em que medida a primazia corporal convida à revisão de balizas da tradição crítica moderna brasileira, como a categoria de nação e a imagem do Outro, à luz de epistemes emergentes. (AU)

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