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Indústria cultural digital e o recente radicalismo de direita no Brasil

Processo: 20/09214-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcelo Siqueira Ridenti
Beneficiário:Bruna Della Torre de Carvalho Lima
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia política   Radicalismo   Direita (ideologia política)   Autoritarismo   Indústria cultural   Propaganda política   Mídias sociais   Brasil

Resumo

Inspirada pelos estudos da Escola de Frankfurt e de seus legatários contemporâneos, o objetivo da pesquisa de pós-doutorado é estudar o recente radicalismo de direita no Brasil. A ideia é investigar as relações da indústria cultural digital e da propaganda de extrema-direita por ela veiculada com a ascensão do autoritarismo no País. A metodologia parte de uma abordagem multimétodos de análise: primeiramente, serão investigados o conteúdo e as técnicas de sua propaganda política no YouTube, WhatsApp e Facebook; em seguida, o foco recairá sobre o perfil dos consumidores dessa propaganda, composto por eleitores de Jair Bolsonaro no primeiro e no segundo turno das eleições presidenciais de 2018 que utilizam ao menos uma dessas redes. As seguintes questões orientam a pesquisa: qual foi o papel das redes sociais na ascensão desse radicalismo nos últimos anos no Brasil? Qual é a relação da indústria cultural digital e a propaganda antidemocrática? Como funciona o discurso radical de direita no Brasil? A quem ele apela? Por que setores diretamente atacados pela campanha de Bolsonaro votaram nesse candidato. Em diálogo construtivo com a bibliografia sobre o tema, trata-se ainda de examinar elementos presentes no autoritarismo contemporâneo sub-explorados nas análises clássicas, como a misoginia, por exemplo. (AU)

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