Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação de antropossolos e recuperação de áreas degradadas por erosão acelerada no contexto do antropoceno na área de proteção ambiental do timburi, município de Presidente Prudente - SP

Processo: 21/01719-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Perusi
Beneficiário:Mariana dos Santos Moreno
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Bioengenharia   Morfologia do solo   Uso do solo   Antropoceno   Análise química   Análise física   Presidente Prudente (SP)

Resumo

Antropoceno, proposta de nova Época geológica que atribui à ação antrópica, comumente atrelada ao grande capital, intensas e muitas vezes irreversíveis transformações nos bens ambientais. Especificamente sobre solos, nesse contexto de sociedade excludente de um lado e altamente tecnificada de outro, para além dos fatores naturais de formação, destaca-se a antropo-pedogênese, que resulta em volumes de materiais que se diferenciam muito das feições originais: os Antropossolos. Acredita-se que essa recente classificação, embora tenha sido um avanço notável no Brasil, permite contribuições como a possiblidade de atribuir aos danosos processos erosivos acelerados a formação da subordem dos Decapíticos. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho é classificar possíveis Antropossolos em área fortemente degradada por erosão hídrica na APA do Timburi, localizada no município de Presidente Prudente/SP, e implantar técnicas da bioengenharia para recuperação dessas áreas. Para tanto, serão feitos mapas de uso da terra; coleta de amostras de solo para análises físicas e químicas de rotina; descrição morfológica; classificação dos possíveis Antropossolos e implantação de técnicas da bioengenharia para recuperação de quatro áreas fortemente degradadas por ravinas. Espera-se com esse trabalho contribuir para o debate sobre Antropossolos no contexto do Antropoceno e promover ação efetiva de recuperação das funções ecossistêmicas do solo e, consequentemente, da água, vegetação e população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)