Bolsa 21/01238-7 - Escolas literárias, Teratologia - BV FAPESP
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Literatura é Teratologia: a estética das imagens aberrantes de Mircea Cartarescu

Processo: 21/01238-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fábio Rigatto de Souza Andrade
Beneficiário:Caio Vinicius Russo Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/06818-4 - A aberração do sensível: sobre as imagens em Mircea Cartarescu, BE.EP.DR
Assunto(s):Escolas literárias   Teratologia   Romance   Imagem   Poetas   Romenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estética | Imagem | Mircea Cartarescu | Teoria das imagens | teoria literária | Estética da Literatura

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que visa compreender, através de uma análise imanente, a estética das imagens no romance Nostalgia do escritor romeno contemporâneo Mírcea Crtrescu ([1993], 2018). Vinculado aos procedimentos de experimentação formal legado pelo Modernismo, Nostalgia, primeira obra em prosa de Mircea Crtrescu ([1993], 2018) se propõe, de início, como ruptura do gênero romanesco tal qual sedimentado pela tradição oitocentista. Dividido em cinco narrativas autônomas, conectadas por seu estilo notadamente imagético em que se destaca a presença confessa, ao longo da obra, de autores modernistas como Marcel Proust e Max Blecher, Nostalgia pode ser lido a partir de qualquer uma de suas partes. Sobre a composição das imagens em Nostalgia, na dialética entre forma e in-forme, podemos circunscrevê-la, de modo preambular, na maneira anamórfica e aberrante com que o escritor romeno descreve as cenas e elabora a atmosfera visualmente onírica e delirante que percorre todo o romance. É válido destacar, também, a complexa relação interartes, das artes visuais à música passando pela literatura romântica e moderna, tecida ao longo das cinco narrativas da obra. Tendo esse panorama em vista, a análise pretendida parte, sobretudo, dos conceitos e das obras de Gilles Deleuze, Georges Didi-Huberman e Jacques Rancière. Nesse sentido, acreditamos ser possível problematizar, através da análise material dos procedimentos formais utilizados por Crtrescu, o conceito de imagem literária numa reflexão teórico-estética que procurará, no desenvolvimento da pesquisa, destacar a possibilidade de se falar de uma visualidade imanente à escritura literária enquanto criação de imagens sensíveis, i.e., afectos e perceptos. (AU)

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