Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das melhores práticas de cultura organizacional na transição para o modelo de negócio de produto como um serviço

Processo: 21/01164-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Mateus Cecílio Gerolamo
Beneficiário:Sophia Helena Fregonesi Galetti
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Economia circular   Administração da produção   Cultura organizacional   Impactos sociais   Boas práticas de produção   Benchmarking   Modelo de negócio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional | economia circular | Gestão da Mudança | Modelo de Negócio | Produto como um Serviço (PaaS) | Gestão da Mudança

Resumo

É nítido no mundo empresarial que existe uma forte tendência de mudança que segue uma pressão social de se analisar o impacto social e ambiental gerado pela fabricação de um produto ou pelo oferecimento de um determinado serviço. Implementar uma mudança cultural não é simples; envolve remodelar comportamentos e é um grande desafio dentro do contexto da Gestão da Mudança. Espera-se, neste trabalho, entender a realidade de empresas que estão passando pelo processo de servitização, rumo ao Produto como um serviço (PaaS) - um modelo de negócio considerado circular e ao mesmo tempo economicamente viável. O propósito deste projeto é também entender como essas mudanças culturais ocorrem dentro das organizações e como, de fato, são gerenciadas durante a transição. Pretende-se, através da realização de uma análise exploratória da literatura, entender quais as melhores práticas neste processo e listá-las. Além disso, será realizada uma pesquisa de campo, em organizações a serem definidas, na qual, por meio de benchmarking, serão listadas as melhores práticas adotadas pelas empresas nos quesitos de cultura organizacional e, posteriormente, serão comparadas àquelas obtidas através da literatura. Espera-se, assim, auxiliar outras organizações a realizar a servitização rumo ao modelo de negócio de PaaS, através da adoção das melhores práticas, além de estimulá-las a gerenciar os processos de mudanças, contribuir com o tema na academia e desenvolvê-lo dentro do grupo de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)