Busca avançada
Ano de início
Entree

Um framework para apoiar pesquisas longitudinais sobre UX em startups de software

Processo: 20/11441-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Luciana Aparecida Martinez Zaina
Beneficiário:Suéllen Rodolfo Martinelli
Instituição Sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Interação homem-máquina   Experiência do usuário   Startups   Teoria fundamentada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grounded Theory | long-term UX (pesquisa longitudinal) | Startups de Software | User experience (UX) | UX Research | Engenharia de Software; Interação Humano-Computador

Resumo

As startups de software buscam aplicar estratégias que possam apoiar a criação de produtos inovadores e que, ao mesmo tempo, proporcionem uma experiência de usuário mais significativa e auxiliem as organizações a alcançar um modelo de negócio sustentável o mais rápido possível. No entanto, as startups enfrentam dificuldades em como adaptar ou incorporar práticas de UX aos seus processos de software, seja pela falta de conhecimento da equipe de software sobre essas práticas ou porque são práticas caras. Este projeto visa desenvolver um framework enxuto para capacitar profissionais que atuam em startups de software na condução de pesquisas de UX longitudinal e na articulação de pesquisas de UX nestes ambientes. Para atingir este objetivo do projeto, iremos aplicar a teoria fundamentada nos dados como metodologia central. Ele norteará a análise qualitativa dos dados coletados na literatura e estudos de campo em startups de software. Nossa metodologia seguirá a essência da Ground Theory aplicando comparações sucessivas e incrementais para identificar conceitos e padrões a partir dos dados coletados. No final, uma teoria emergirá dos dados que servirão de base para a estrutura. Os estudos de campo se concentrarão em observar o trabalho diário em diferentes startups de software, bem como as práticas de UX Research que aplicaram e quais dados manipulam a partir dessas atividades. Uma avaliação do framework será realizada por profissionais de software que atuam em startups de software e os resultados auxiliarão no refinamento do framework. Pretendemos que a estrutura possa ajudar as startups de software a decidir quais tipos de dados sobre a experiência do usuário devem considerar ao criar seus produtos, ao mesmo tempo que facilita a integração de pesquisas longitudinais em processos de desenvolvimento de software. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAAD, JULLIA; MARTINELLI, SUELLEN; MACHADO, LETICIA S.; DE SOUZA, CLEIDSON R. B.; ALVARO, ALEXANDRE; ZAINA, LUCIANA. UX work in software startups: A thematic analysis of the literature. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 140, . (20/00615-9, 20/11441-1)
ZAINA, LUCIANA A. M.; MARTINELLI, SUELLEN R.. Virtual Flipped Classroom in HCI Courses: Case Studies on the Experience of Brazilian Students. INTERACTING WITH COMPUTERS, v. 35, n. 2, p. 18-pg., . (20/11441-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.