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#FormarProfessoresEmCasa: um estudo sobre a matemática na licenciatura em pedagogia em atividades de ensino remoto

Processo: 20/11869-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Klinger Teodoro Ciríaco
Beneficiário:Mariany Fonseca Garcia
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Formação de professores   Educação matemática   Ensino de matemática   Distanciamento social   COVID-19   Ensino remoto

Resumo

A situação emergencial decorrente da pandemia de COVID-19 colocou, e ainda coloca, inúmeros desafios aos setores da sociedade, particularmente aqui aos processos de formação docente, especificamente para a formação de professores que ensinarão Matemática. Compreender tal questão faz-se preciso, no tempo presente de 2020, tendo em vista as medidas de isolamento social no Brasil como forma de controle da transmissão do vírus. Com base na relevância de conhecer perspectivas e limites da atuação do professor formador e, ao mesmo tempo, percepções dos futuros professores frente o retorno às aulas nas Universidades de forma remota, colocamos em destaque um objeto de estudo que se coloca frente à compreensão dos espaços de interação virtuais para EnsinarAprender Matemática em casa. Pesquisas anteriores (GOMES, 2002; CURI, 2004; NACARATO; MENGALI; PASSOS, 2009) destacaram a fragilidade do trabalho com o ensino de Matemática em cursos presenciais de Pedagogia, os quais, além da baixa carga horária de disciplinas específicas, ainda tinham o desafio de tentar reconstruir as experiências oriundas da Educação Básica em curto espaço-tempo na interação com os alunos. Como EnsinarAprender de forma remota algo que, mesmo no sistema presencial, se colara como déficit formativo? Que recursos são adotados para oportunizar aproximação com os conteúdos matemáticos? Em que medida cursar a disciplina remotamente possibilita mudança de concepção dos alunos sobre o conhecimento matemático? Acreditamos que caracterizar o "novo normal" pela prática de "formar professores em casa" e desvelar as necessidades, perspectivas e desafios desta ação poderá fornecer pistas elementares para a organização da formação inicial, como também alternativas e possibilidades ao novo jeito de caminhar. (AU)

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