Busca avançada
Ano de início
Entree

O desempenho de marcas domésticas e estrangeiras durante o ciclo econômico em mercados emergentes

Processo: 20/10584-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Felipe Zambaldi
Beneficiário:Vitor Azzari Vieira
Instituição-sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as escolhas dos consumidores por marcas nacionais e estrangeiras em diferentes estágios dos ciclos econômicos em mercados emergentes. Este estudo é classificado como uma pesquisa multimétodo quantitativa dividida em três fases principais usando dados primários e secundários. Primeiramente, será aplicado um questionário estruturado com consumidores brasileiros para inferir a percepção do consumidor sobre a origem de cada marca. Essa classificação de marcas será combinada com dados secundários de varejo de 2013 a 2016 de 192 marcas de bens de consumo em movimento rápido e será analisada usando séries temporais e modelos em painéis. Por fim, será realizado um experimento para confirmar os resultados de análises anteriores e investigar os mecanismos subjacentes a esse fenômeno. Espera-se que esta pesquisa contribua para as teorias de país de origem e de ciclos econômicos, mesclando abordagens de pesquisa e fornecendo novos conhecimentos para o comportamento do consumidor nos mercados emergentes. Os resultados também contribuirão para gerar um melhor entendimento sobre a resistência das marcas nacionais e estrangeiras às flutuações cíclicas. Além disso, este estudo também terá implicações práticas para marcas estrangeiras e domésticas, ajudando-as a melhorar suas estratégias em diferentes períodos econômicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)