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Português como língua de acolhimento: ensino intercultural por meio de música

Processo: 20/15516-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Rafaela Moltocaro Teixeira Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Música   Interculturalidade   Integração social   Acolhimento   Venezuela

Resumo

Atualmente, o Brasil recebe muitos refugiados em busca de melhores condições de vida, os quais geralmente enfrentam inúmeras questões de adaptação e socialização ao chegar em território brasileiro. Assim, desde 2018 desenvolvemos um projeto de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para venezuelanos e como professores pretendemos promover o acesso à língua portuguesa e cultura brasileira para dirimir os problemas relacionadas a questões linguísticas e culturais. Nesse contexto, partimos do pressuposto de que os materiais didáticos de ensino de PLAc são escassos e que usar materiais de Português como Língua Estrangeira (PLE) não seja suficientemente adequado, considerando que os alunos buscam uma imediata integração social, a igualdade de oportunidades e resolução de problemas urgentes do cotidiano. Portanto, nesse projeto objetivamos produzir estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de PLAc a partir da inter-relação entre língua e cultura, utilizando a música brasileira como elemento norteador e promovendo maior proximidade do aprendiz estrangeiro com a língua portuguesa e cultura brasileira. Teoricamente, estamos inseridos no campo da Linguística Aplicada, a partir de estudos de Almeida Filho (2012) sobre ensino de língua estrangeira, Grosso (2010), Amado (2010) eAnça (2003) sobre ensino de PLAc, Byram (1997) sobre o ensino intercultural e Barbosa (2014, 2016) e Damatta (1993) sobre os benefícios da música na sala de aula. Os procedimentos seguidos serão: realizar levantamento das necessidades dos alunos sobre a língua e cultura brasileira; seguido de planejamento e organização de aulas no projeto PLAc utilizando músicas; logo aplicação das aulas com registro das observações das aulas ministradas e elaboração de um diário de classe; por fim, empreender a análise dos dados no sentido de verificar se as necessidades apresentadas inicialmente foram contemplados nas aulas, dados que serão posteriormente interpretados à luz da teoria que fundamenta a pesquisa.

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