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Os textos e os contextos de grupos de Facebook em uma perspectiva sociossemiótica

Processo: 21/03332-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Gonçalves Segundo
Beneficiário:Theodoro Casalotti Farhat
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Multimodalidade   Idiossincrasia   Sociossemiótica   Análise do discurso   Revisão crítica

Resumo

Tendo como base os princípios da Semiótica Social, da Teoria Sistêmico-Funcional e da Análise do Discurso Mediado por Computador, este projeto prevê a análise contrastiva de dezesseis postagens instanciadas em dois "grupos" de Facebook - isto é, em espaços em que usuários da plataforma congregam-se por, dentre outros fatores, interesses comuns, motivos profissionais e questões "identitárias" de modo geral. Pretende-se, com isso, chegar a uma compreensão nuançada das práticas discursivas multimodais de cada grupo, de modo a investigar empiricamente, a partir das categorias propostas por Hasan (1999, 2009, 2014), as relações entre contexto situacional e os textos em questão. Assim, buscaremos apresentar uma descrição detalhada de quais parâmetros contextuais gerais e seus correlatos semióticos são mais estáveis em cada grupo, possivelmente os caracterizando globalmente; ao mesmo tempo, discutiremos a existência de práticas multimodais diversas e internas a cada grupo, mas presumivelmente tipificadas, que seriam associadas a parâmetros mais delicados. Desse modo, este estudo possibilitará uma compreensão empiricamente fundamentada de como "grupos", espaços importantes no interior do Facebook, mas que até hoje receberam relativamente pouca atenção dos estudos do texto e do discurso, lidam com as idiossincrasias das configurações contextuais digitais - entre as quais está o fenômeno conhecido como "colapso de contexto". Considerando a importância que o discurso digital assumiu na sociedade contemporânea, tal estudo poderá ter resultados relevantes tanto na teorização sobre a natureza de tal discurso quanto em aspectos aplicados, como na visão crítica sobre grupos de Facebook como "nichos ideológicos" ou mesmo em considerações sobre o uso de tais espaços como ferramentas educacionais.

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