Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da metaloprotease papalisina de leptospiras patogênicas como antígeno vacinal

Processo: 20/16104-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Lourdes Isaac
Beneficiário:Isabela Resende Azevedo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema do complemento   Sistema imune   Vacinas   Anticorpos   Leptospirose   Metaloproteases   Peptídeo hidrolases   Leptospira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos | Leptospira | leptospirose | protease | sistema complemento | Vacina | Sistema Complemento

Resumo

A leptospirose - uma doença negligenciada com importância global - é causada por espécies patogênicas de Leptospira, uma vez disseminadas no hospedeiro após contato com urina de roedores, solo e água contaminados por estas bactérias. O sistema imune inato é a primeira linha de defesa contra microrganismos e o papel do Sistema Complemento é de suma importância para controlar diversos tipos de infecções bacterianas, como a leptospirose. Contudo, mecanismos de evasão do Sistema Complemento desenvolvidos por leptospiras patogênicas bloqueiam sua ativação, favorecendo a instalação desta infecção.Até o momento, não há vacinas anti-leptospirose disponíveis para uso humano que possam conferir proteção duradoura e ampla contra diferentes tipos de sorovares de leptospiras. Com isso, nos últimos anos vários grupos de pesquisa têm estudado diversos candidatos vacinais para tentar resolver esta lacuna. Nosso grupo demonstrou anteriormente que certas metaloproteases secretadas por leptospiras patogênicas são capazes de clivar proteínas do Sistema Complemento driblando assim a sua ativação. Por análise exoproteômica de L. interrogans foi identificada a papalisina - uma metalopeptidase conservada no genoma de espécies patogênicas de Leptospira - com correspondente forma ortóloga em humanos. Dados ainda não publicados do grupo da Dra. Angela Silva Barbosa (Instituto Butantan) indicam que a papalisina é expressa em abundância e capaz de clivar proteínas do Sistema Complemento. Com isto, este projeto visa avaliar o emprego da papalisina de leptospiras como possível candidata vacinal, capaz de induzir proteção contra a leptospirose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, ISABELA RESENDE; AMAMURA, THAIS AKEMI; ISAAC, LOURDES. Human leptospirosis: In search for a better vaccine. Scandinavian Journal of Immunology, v. 98, n. 5, p. 21-pg., . (20/16104-3, 17/10208-9, 17/12924-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.