Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos níveis do TREM-1 solúvel em pacientes pediátricos com COVID-19 e pós-infecção com o vírus SARS-COV-2 tratados no HC-FMUSP

Processo: 21/03037-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Patricia Palmeira Daenekas Jorge
Beneficiário:Guilherme de Souza Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pediatria   Infecções por Coronavirus   SARS-CoV-2   COVID-19   Sepse   Resposta inflamatória   Receptor gatilho 1 expresso em células mieloides   Crianças e adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | SARS-CoV-2 | sepse | TREM-1 Solúvel | Pediatria

Resumo

Crianças e adolescentes pós-infecção com SARS-COV-2 podem ter inflamação persistente, com agressões isoladas ou concomitantes de vários órgãos e sistemas, entre eles o sistema imunológico. A hiperativação dos diferentes compartimentos do sistema imune durante a infecção pode interferir no padrão de resposta imunológica destes indivíduos ao longo de sua vida. Entretanto, até o presente momento, não há estudos longitudinais sistematizados que avaliaram todos estes aspectos em uma população pediátrica que sobreviveu a COVID-19, particularmente com condições crônicas e que foram hospitalizados em um serviço terciário. A exacerbação da resposta inflamatória pode levar a lesão tecidual e estudos mostram que estes quadros promovem a produção de mediadores solúveis que poderiam atuar como biomarcadores de diagnóstico e prognóstico da COVID-19. Desta forma, este estudo prospectivo é extremamente relevante para podermos entender melhor as possíveis modificações da resposta imune destas crianças e adolescentes em função da infecção pelo SARS-COV-2. A dosagem de sTREM-1 em pacientes com infecção aguda e em convalescentes de COVID-19 é de extrema importância e pode resultar na identificação precoce dos quadros graves. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, GUILHERME S.; CORREA-SILVA, SIMONE; ZHENG, YINGYING; AVELAR, ISABELA; MONTENEGRO, MARILIA M.; FERREIRA, ARTHUR E. F.; BAIN, VERA; FINK, THAIS T.; SUGUITA, PRISCILA; ASTLEY, CAMILLA; et al. Circulating sTREM-1 as a predictive biomarker of pediatric multisystemic inflammatory syndrome (MIS-C). CYTOKINE, v. 161, p. 12-pg., . (16/06887-5, 21/03037-9, 14/50489-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.