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Inovação em educação musical: ideias e objetos em circulação na primeira metade do século XX

Processo: 20/08693-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Beneficiário:Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Inovação na educação   Escola nova   Século XX

Resumo

A presente pesquisa de pós-doutorado tem como objetivo investigar o tema da inovação a partir de dois eixos de interesse para a educação musical na primeira metade do século XX, a saber: os impactos da reconfiguração tecnológica provocada pela popularização de objetos como o gravador, o aparelho de rádio e o disco, e a circulação internacional de ideias pedagógico-musicais inovadoras. Ambos os aspectos são focalizados no contexto de movimentos de renovação escolar, o que se convencionou chamar, no Brasil, de Escola Nova, e que tem como correlatos nas línguas Inglesa e Francesa os termos Progressive Education, New Education e Éducation Nouvelle. Através do trabalho com fontes documentais referentes aos movimentos renovadores, busca-se compreender como as novas tecnologias foram utilizadas e tematizadas em discussões - tanto em conflitos quanto em discursos convergentes - entre educadores musicais em contexto de inovação pedagógica, bem como lançar luz sobre as diferentes apropriações da Creative Music de Satis Coleman quando esta foi tomada como proposta exemplar em âmbito internacional. Trata-se de explorar os aspectos de inovação pedagógica, estética e tecnológica, os quais são correntemente enfatizados na área em estudos sobre a segunda metade do referido século. Intenta-se, assim, contribuir originalmente, tanto para a construção de discursos historiográficos que considerem o pioneirismo de mulheres em um quadro representado como predominantemente masculino, quanto para a compreensão de outras propostas de Educação Musical do período para além do canto orfeônico. (AU)

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