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Análise do uso de geotecnologias no ensino de geografia a partir de uma aplicação no ensino médio

Processo: 21/01880-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
Beneficiário:Debora de Lurdes Calderan
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Geotecnologias   Ensino e aprendizagem   Ensino médio   Ensino de geografia   Análise espacial   Pesquisa bibliográfica   Inquéritos e questionários   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | geotecnologias | Sequência Didática | Ensino de Geografia

Resumo

O uso de tecnologias no ensino vem se expandindo ao longo dos anos, contudo ocorrem empecilhos para a sua aplicação tanto na formação do professor como também dos recursos que as unidades escolares fornecem. Dessa forma, essa pesquisa tem o propósito de realizar um levantamento bibliográfico de artigos referentes ao ensino de geografia na educação básica dos últimos onze anos para observar as geotecnologias utilizadas no ensino e refletir as suas finalidades e, com isso, elaborar e avaliar uma sequencia didática abordando o uso do software QGIS na elaboração de mapas de localização, relevo e uso da terra do município que os alunos vivem, contribuindo com as propostas da base comum curricular do ensino médio da área de ciências humanas e sociais e a criação de um tutorial como material de auxilio ao professor para a aplicação da sequencia didática e elaboração de novas sequências didáticas a partir das sugestões apresentadas na pesquisa. Para a realização da primeira etapa do levantamento bibliográfico usou-se o portal de periódico das Capes e o Google acadêmico baseando-se em critérios de parâmetro linguístico, parâmetro temático e parâmetro cronológico de publicação. A sequência didática será elaborada, após, questionários e entrevistas aplicadas com professores de geografia da educação básica e o tutorial será construído com base nos resultados provenientes da pesquisa. Os resultados preliminares do levantamento bibliográfico apontam que as geotecnologias mais utilizadas foram o Google Earth, o Software ArcGIS e as Imagens de satélite. Os recursos foram utilizados nas aulas de geografia, no Ensino Fundamental e Médio, principalmente para auxiliar o aprendizado de assuntos ligados à análise espacial e interpretação de mapas. Concluí-se que, apesar de existirem iniciativas inovadoras, ainda há muitos desafios a serem superados para que a ampla utilização das geotecnologias no Ensino de geografia seja efetivada.

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