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Educação antirracista e formação de professores: Brasil-África do Sul

Processo: 21/04404-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Convênio/Acordo: National Research Foundation, África do Sul
Pesquisador responsável:Rosenilton Silva de Oliveira
Beneficiário:Viviane Rodrigues do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/06481-4 - Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista, AP.R
Assunto(s):Epistemologia   Educação antirracista   Formação de professores   Racismo   África do Sul   Brasil   Estudo comparativo

Resumo

A partir da proposição geral do projeto que consiste em compreender de forma comparativa, as conexões epistêmicas e estéticas que professores/as brasileiros/as e sul-africanos/as constroem em relação à descolonização de pedagogias nos programas de Formação de Professores, o plano de Trabalho da bolsista TT1 está atrelado de modo direto aos objetivos específicos que compõe o Eixo 1. Consciência histórica e política da diferença e seus dois subitens: a) Política pública de formação de professores; b) Educação pela diferença. Neste sentido sua atuação tem por objetivo auxiliar na reflexão sobre o modo pelo qual a temática afro e ameríndia é institucionalizada nos currículos dos cursos de pedagogia em três universidades públicas brasileiras, e o tema da diferença e das desigualdades raciais são contemplados na formação docente na África do Sul. (AU)

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