Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação quark-antiquark: a massa do quark top e o propagador do glúon no infra-vermelho

Processo: 20/15532-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Diogo Rodrigues Boito
Beneficiário:Cristiane Yumi Mise London
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/02328-2 - Aproximantes racionais em g-2 do múon, BE.EP.DR
Assunto(s):Modelo padrão   Quarks   Antiquarks   Cromodinâmica quântica   Propagadores de glúons   Confinamento (física)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interação quark-antiquark | propagador do glúon | Quark top | Modelo Padrão, QCD

Resumo

Na ausência de evidência direta de Física além do modelo padrão, a Física de Precisão ganha ainda mais importância, pois pode revelar desvios pequenos na teoria e apontar direções na busca por nova Física. Neste projeto, estudaremos dois processos relacionados à descrição precisa da interação quark-antiquark. O primeiro processo diz respeito à determinação precisa da massa do quark top, parâmetro fundamental no modelo padrão. Vamos estudar as correções de QCD em ordens altas à seção de choque de produção de pares de quarks top em um colisor elétron-pósitron (como o futuro FCC-ee), com objetivo de aumentar a precisão na determinação da massa do top. A descrição detalhada da interação quark-antiquark no regime não relativístico tem papel central neste estudo. Estudaremos também a estrutura analítica do propagador do glúon no infra-vermelho, que está relacionado à interação quark-antiquark em distâncias grandes e encerra informação essencial sobre o confinamento dos quarks. Este projeto tem o objetivo de dar contribuições fundamentais à Física do modelo padrão e à cromodinâmica quântica, tanto no regime perturbativo como no regime não-perturbativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOITO, DIOGO; LONDON, CRISTIANE Y.; MASJUAN, PERE. Higher-order QCD corrections to H -> b(b)over-bar from rational approximants. Journal of High Energy Physics, n. 1, . (15/20689-9, 18/21050-0, 20/15532-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.