Busca avançada
Ano de início
Entree

CONTAR AO PRESENTE, VELAR O PASSADO: O genocídio ruandês na literatura de Scholastique Mukasonga e sua importância no ensino de História

Processo: 21/00383-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cortez Wissenbach
Beneficiário:Adriana Gomes Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Genocídio   Literatura   Ruanda   Testemunho

Resumo

Nesta Iniciação Científica, busca-se investigar os diálogos entre História e Literatura, e refletir sobre as possibilidades da obra literária de Scholastique Mukasonga, Baratas (2018), como instrumento pedagógico no ensino de História na Educação Básica Brasileira. Propõe-se um exercício analítico da narrativa ficcional, que tem como narradora uma sobrevivente do genocídio de Ruanda em 1994 e revela um considerável teor testemunhal. Entende-se que temáticas escolares que tratam de acontecimentos históricos traumáticos exigem recursos pedagógicos e abordagens de ensino que humanizem sua compreensão, algo que a literatura possibilita. Estuda-se também áreas que concernem ao tema, tais como Pedagogia, Antropologia e Psicologia da Educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)