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Cidade de carros: uma etnografia sobre as fronteiras entre o legal e o ilegal a partir da desmontagem de veículos em São Paulo

Processo: 20/12310-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Taniele Cristina Rui
Beneficiário:André de Pieri Pimentel
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07160-7 - Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul), AP.TEM
Assunto(s):Etnografia   Princípio da legalidade   Desmanche   Veículos   Região leste   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmanches de veículos | ilegalismos | Legalidades | São Paulo | Etnografias das margens urbanas

Resumo

São Paulo é a maior cidade brasileira, e também a que dispõe da maior frota de automóveis particulares. Não à toa, é também a cidade onde mais se rouba e furta carros no Brasil. Os ilegalismos e os mercados ilegais são temas bastante tratados nos estudos sobre as cidades, mas é menos comum que seus efeitos sobre as desigualdades e sobre a "violência urbana" sejam descritos e analisados a partir de uma perspectiva propriamente empírica. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os mecanismos de produção de fronteiras urbanas entre o legal e o ilegal, em São Paulo, a partir do mercado de desmontagem de veículos roubados. Essas fronteiras teriam como efeito a regulação simultânea de mercados e de territórios, inscrita em processos históricos de reprodução de desigualdades e violência. A etnografia parte da Avenida Rio das Pedras, zona Leste de São Paulo. O local é uma "centralidade" desse tipo de estabelecimento na cidade - região de atividade comercial bastante intensa e diversificada, mas que é alvo frequente de operações policiais visando "estourar" desmanches clandestinos, que operariam a partir da receptação e do desmonte de carros roubados ou furtados. A pesquisa aqui proposta será feita a partir de etnografia, mediante observação participante e de realização de entrevistas semi-estruturadas. (AU)

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