Bolsa 20/10606-7 - História da educação, Formação de professores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Saberes e práticas em perspectiva histórica: um estudo da profissão e carreira docente no município de Guarulhos (1970 - dias atuais)

Processo: 20/10606-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Renata Marcílio Cândido
Beneficiário:Stefane Lino de Freitas
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):História da educação   Formação de professores   Saberes escolares   Escolarização   Material didático   Guarulhos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação docente | Guarulhos | historia da educação | História da Educação

Resumo

O presente projeto, relacionado ao projeto temático "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810 - &)" aprovado pela FAPESP em julho de 2019 (processo número 2018/26699-4) e intitulado "Saberes e práticas em perspectiva histórica: um estudo da profissão e carreira docente no município de Guarulhos (1970 - dias atuais)" almeja dar continuidade e aprofundar as investigações propostas pelo eixo 4 intitulado: Materiais didáticos para ensino público e formação de professores indicado no projeto temático de origem. Para a investigação do eixo propõe-se mapear, sistematizar e analisar os materiais didáticos produzidos e utilizados pelos professores no município de Guarulhos entre os anos de 1970 até os dias atuais no âmbito da sua formação inicial e continuada, assim como compreender as representações e apropriações destes materiais no cotidiano das escolas pelos professores e demais profissionais do contexto determinado. Objetiva-se investigar as histórias de escolarização e de formação dos docentes atuantes nas escolas investigadas a fim de reconstituir as trajetórias de formação dos professores e dos membros de sua equipe gestora, de modo a caracterizar os sujeitos nela atuantes, as relações estabelecidas entre eles e com a cultura que lhe é própria, considerando os significados atribuídos à profissão e ao trabalho realizado junto aos alunos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)