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Inspeção dimensional portátil de furos por método de visão ToF (Time-of-Flight) para montagem de estruturas aeronáuticas

Processo: 21/02729-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Fabio do Monte Sena
Beneficiário:Wilson José de Sá Marques
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Serviços de engenharia
Testes e análises técnicas
Vinculado ao auxílio:20/05902-6 - Inspeção dimensional portátil de furos por método de visão ToF (Time-of-Flight) para montagem de estruturas aeronáuticas, AP.PIPE
Assunto(s):Aeronáutica   Estrutura de aeronaves   Sensores   Análise de imagens

Resumo

O volume de componentes, os requisitos dimensionais e a criticidade das juntas rebitadas tornam a união dos painéis uma das principais etapas da montagem de estruturas aeronáuticas. A qualidade desse processo tem forte dependência da qualidade de execução da furação e do escareamento. As verificações destes furos seguem normas das principais fabricantes mundiais de aeronaves. As inspeções se dão por análise visual e medidores de escareados. Inúmeros problemas surgem da suscetibilidade dessas abordagens à erros, baixa velocidade do processo de medição e falta de digitalização dos dados. Soluções alternativas sem contato são fornecidas por empresas estrangeiras e possuem custo muito elevado para o mercado nacional. Neste cenário, esta proposta objetiva o desenvolvimento de uma ferramenta baseada em imagens de sensores ToF para medição de parâmetros de qualidade de furos escareados. Tem como principal desafio implementar abordagens computacionais que permitam atingir os níveis de precisão compatíveis com a tolerância necessária em furos escareados em diferentes ambientes industriais, com enfoque no setor aeronáutico. O estudo consistirá em fazer uso dos mapas de profundidade fornecidos pelo sensor ToF e de imagens RGB para inspecionar aspectos dimensionais e de acabamento de furos escareados. A aprovação da viabilidade técnica da solução está atrelada a necessidade de se desenvolver um algoritmo robusto às condições ambientes que atinja precisão superior a 20 ¼m, de forma a garantir as tolerâncias especificadas em normas aeronáuticas em uma aplicação portátil. A proposta tem o potencial de fornecer ao mercado uma solução com melhor custo benefício para a medição de furos escareados. A maior acessibilidade da solução tem o potencial de contribuir com a modernização das técnicas de inspeção do parque fabril nacional, além de abrir espaço para a digitalização de informações de processo.

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