Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação translacional do efeito modulador e/ou regulador dos anticorpos IgG na maturação de linfócitos TCD4, TCD8, nTreg, Tgamma-delta e B intra-tímicos de neonatos.

Processo: 20/12929-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Alberto José da Silva Duarte
Beneficiário:Thamires Rodrigues de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/05181-7 - Avaliação translacional do efeito modulador e/ou regulador dos anticorpos IgG na maturação de linfócitos TCD4, TCD8, nTreg, Tgammadelta e B intra-tímicos de neonatos., AP.R
Assunto(s):Humanos   Linfócitos B   Timo

Resumo

A regulação da imunidade dos filhos mediada pelo estado imune materno como ferramenta imunomoduladora vem sendo estudada há décadas na literatura. Entre diversas evidências nestecontexto, demonstramos recentemente que a imunização materna pré-concepcional com o alérgeno OVA induz linfócitos B reguladores (B10) periféricos nas proles murinas, e que este mecanismo parece ser mediado pelos anticorpos IgG maternos. Em contexto semelhante, também demonstramos recentemente, que os anticorpos IgG purificados de indivíduos alérgicos ou com dermatite atópica têm potencial modulador sobre a produção de citocinas por linfócitos TCD4 e TCD8 intra-tímicos humanos. Com base nestes recentes resultados combinados a outras evidências da literatura, recentemente propusemos uma inédita hipótese (Victor, 2017) , a qual será investigada com a execução desta proposta. Para tanto este projeto objetiva utilizar um modelo murino de imunizaçãomaterna com o alérgeno OVA onde será investigado o efeito dos anticorpos IgG maternos sobre amaturação de linfócitos TCD4, TCD8, nTreg, Tgd e B com potencial regulador e/ou modulador notimo das proles. Esta investigação prevê ainda avaliar o efeito de variações no repertório de anticorpos IgG e uma abordagem translacional a qual será realizada utilizando linfócitos intratímicos e periféricos humanos que serão avaliados de acordo com os resultados obtidos no modelo murino bem como em parâmetros semelhantes. Os resultados gerados com esta proposta serão inéditos e colaboram com o desenvolvimento de terapias capazes de regular o sistema imune através da manipulação do sistema imune materno, ou diretamente pela transferência passiva de anticorpos IgG.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)