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Habilidades sociais, empoderamento e adaptação de famílias de crianças com deficiência visual à pandemia

Processo: 20/14533-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina Severino Lopes da Costa
Beneficiário:Caroline Satie Nascimento
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Pandemias   Transtornos da visão   Coronavirus   Habilidades sociais   Isolamento social   Coleta de dados   Análise de conteúdo   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coronavirus | deficiência visual | Empoderamento | Famílias | habilidades sociais | Educação Especial

Resumo

As famílias de crianças com deficiência visual podem enfrentar muitos desafios para promover o desenvolvimento de seus filhos. Entretanto, um bom repertório de habilidades sociais e alto nível de empoderamento dos pais pode contribuir positivamente para que o ambiente familiar ofereça estimulação contingente às necessidades dos filhos. Diante do cenário pandêmico atual, considera-se importante investigar como as famílias de crianças com deficiência visual têm se adaptado à nova realidade, especialmente no que se refere às atividades acadêmicas dos filhos. Assim, este estudo terá como objetivos: (a) caracterizar as habilidades sociais e o empoderamento das famílias de crianças com deficiência visual. (b) relacionar o repertório de habilidades sociais e o empoderamento das famílias de crianças pré-escolares com deficiência visual. (c) compreender como as famílias de crianças com deficiência visual têm se adaptado, durante a pandemia, para auxilia-las com as atividades escolares. Participarão da pesquisa de 10 a 20 familiares responsáveis de crianças com deficiência visual da pré-escola e anos inicias do Ensino Fundamental. A pesquisa será realizada online, em plataformas digitais. Para coleta dos dados qualitativos, será utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada para os familiares. Este roteiro será elaborado e categorizado pela pesquisadora. Para a coleta dos dados quantitativos, serão aplicados dois instrumentos, sendo estes: Inventário de Habilidades Sociais e Escala de Empoderamento Familiar. Os dados qualitativos obtidos nas entrevistas serão submetidos à análise de conteúdo e os dados quantitativos obtidos por meio dos instrumentos serão analisados utilizando estatística descritiva. Para relacionar as variáveis habilidades sociais e empoderamento, a pesquisadora utilizará um teste que se adeque às características da amostra (Coeficiente de Correlação de Pearson ou de Spearman, por exemplo). Espera-se que a caracterização das habilidades sociais e do empoderamento de famílias de crianças com deficiência visual e a investigação sobre como as famílias estão lidando com as atividades escolares dos filhos no período de isolamento social possa fornecer informações importantes para futuras intervenções.

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