Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do treinamento combinado na expressão de microRNAs circulantes em mulheres com Câncer de Mama

Processo: 20/06262-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Carlos Ugrinowitsch
Beneficiário:Guilherme Defante Telles
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/00405-0 - Efeitos do treinamento físico na expressão de miocinas em vesículas extracelulares no câncer de mama: uma abordagem translacional, BE.EP.DR
Assunto(s):Treinamento físico   Mulheres   Neoplasias   Epigênese genética   MicroRNAs
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epigenética | treinamento físico | tumor | Respostas moleculares ao treinamento físico em mulheres com Câncer de mama

Resumo

O Treinamento Combinado (TC) tem sido apontado como uma estratégia não farmacológica para melhorar a saúde e a qualidade de vida de mulheres com Câncer de Mama. É sugerido que essa melhoria se dê tanto a partir do aumento da massa muscular e da aptidão cardiorrespiratória, como também a partir de efeitos intrínsecos diretamente no tumor, possivelmente através da expressão de microRNAs circulantes (c-miRNAs) inseridos em vesículas extracelulares. Hipóteses: O TC realizado antes do tratamento do Câncer de Mama irá melhorar a funcionalidade e qualidade de vida (saúde) de mulheres, aumentará a eficiência do tratamento do Câncer, diminuindo a proliferação tumoral e que essas melhoras/efeitos estarão relacionados com a diminuição da expressão de oncomiRs circulantes, bem como o aumento da expressão de c-miRNAs relacionados à supressão tumoral, em vesículas extracelulares. Objetivos final: Investigar os efeitos do treinamento combinado realizado antes do tratamento do Câncer de Mama na saúde de mulheres e os mecanismos moleculares relacionados a esses efeitos. Específicos: 1) Efeito agudo (transitório, após uma sessão de TC): sabendo que a resposta aguda de fatores sistêmicos induzida pelo exercício pode afetar o desenvolvimento tumoral, testaremos se a expressão dos c-miRNAs após uma sessão de TC muda em magnitude e especificidade do momento pré para o pós treinamento.; 2) Efeito crônico (após a intervenção de TC): sabendo que o TC pode alterar a expressão basal de c-miRNAs, queremos saber se as mudanças na funcionalidade e qualidade vida, bem como as possíveis mudanças na desenvolvimento tumoral, induzidas pelo TC, estão associadas as possíveis alterações dos c-miRNAs do momento pré para o pós treinamento; 3) Efeito de retenção: queremos saber se os efeitos crônicos induzidos pelo TC são mantidos após o tratamento do Câncer (momento pós retenção) e se essa retenção está associada a efetividade do tratamento no tumor. Métodos: 100 mulheres diagnosticadas com Câncer de Mama serão alocadas em um dos seguintes grupos: TC (TC, n=50), ou grupo controle (GC, n=50). O TC três vezes por semana, sendo composto por treinamento de força (8 exercícios, 1-3 séries de 8-12 RM a 70% de 1-RM) seguido de treinamento aeróbio (3-4 séries de 3 min a 90% do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) por 3 min de recuperação ativa (30% do VO2máx) no cicloergômetro. Para análise das variáveis dependentes, serão realizados o teste de ressonância magnética da coxa, de uma repetição máxima (1-RM), densitometria de dupla absorção de Raios-X (DXA), VO2máx, sentar e levantar e Timed Up and Go, questionários FACT-B e FACIT-F, análise de Ki67 (proliferação tumoral) e Residual Cancer Burden. Os níveis de c-miRNAs serão mensurados a partir da técnica nanoString. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES, GUILHERME DEFANTE; CONCEICAO, MIGUEL SOARES; VECHIN, FELIPE CASSARO; LIBARDI, CLEITON AUGUSTO; MORI, MARCELO ALVES DA SILVA; DERCHAIN, SOPHIE; UGRINOWITSCH, CARLOS. Exercise-Induced Circulating microRNAs: Potential Key Factors in the Control of Breast Cancer. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 13, p. 8-pg., . (19/25958-9, 20/06032-5, 20/06262-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.