Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia ultrarrápida: excitação e prova degenerados e não degenerados resolvidos em polarização

Processo: 20/16036-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Leonardo de Boni
Beneficiário:Rafael de Queiroz Garcia
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/11283-7 - Fotônica não linear: espectroscopia e processamento avançado de materiais, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):22/02439-9 - Espectroscopia coerente ultrarrápida no regime de sub-100 fs, BE.EP.MS
Assunto(s):Espectroscopia   Espectroscopia resolvida no tempo   Instrumentação   Lasers de femtossegundos   Óptica não linear

Resumo

A pesquisa que será desenvolvida neste projeto está relacionada com o desenvolvimento e automação de um aparato experimental de espectroscopia ultrarrápida, o qual será usado futuramente para estudos de dinâmica temporal ultrarrápidas em moléculas orgânicas e compostos inorgânicos, por exemplo nanocristais e vidros. O objetivo principal será a montagem da técnica de excitação e prova (pump-probe) degenerado e não degenerado com resolução temporal em torno de 200 femtossegundos. Além disso, a técnica abrangerá uma faixa espectral larga indo do UV até o infravermelho. Essa será resolvida em polarização, tendo a possibilidade de controle da polarização do feixe de excitação nas diferentes possíveis polarizações. Essa técnica terá por objetivo, a curto prazo, o estudo da dinâmica populacional de compostos orgânicos que apresentam processos de fotoisomerização induzidos por luz, os quais têm uma relaxação do estado excitado para os estados fundamentais mediados por um processo de intersecção cônica. Esses processos ocorrem na escala temporal de picossegundos e são muito dependentes da energia de excitação. As vertentes deste projeto são extremamente atuais e de grande importância para ciências básicas e aplicadas, uma vez que a caracterização de materiais orgânicos e inorgânicos pode trazer informações dos estados eletrônicos excitados e como esses se comportam frente à interação com campos ópticos com diferentes polarizações e não degenerados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS DA COSTA, RAFAELA GOMES; GARCIA, RAFAEL DE QUEIROZ; FIUZA, RAQUEL MAZZOLI DA R.; MAQUEIRA, LUIS; PAZINI, ALESSANDRA; DE BONI, LEONARDO; LIMBERGER, JONES. Synthesis, photophysical properties and aggregation-induced enhanced emission of bischalcone-benzothiadiazole and chalcone-benzothiadiazole hybrids. Journal of Luminescence, v. 239, NOV 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.