Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas públicas para a EJA no município de Marília nos anos de 2009 a 2019

Processo: 20/08565-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Pereira de Pádua Sabia
Beneficiário:Talita dos Santos Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Direito à educação   Educação de jovens e adultos   Pesquisa bibliográfica   Marília (SP)

Resumo

A modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi instituída pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) em 1996. A EJA é destinada às pessoas maiores de 18 anos que não concluíram os ensinos fundamental e médio e esta modalidade da educação é a oportunidade para que prossigam ou iniciem a escolaridade. O objetivo do estudo será identificar como foi organizada a oferta desta modalidade no município de Marília nos últimos dez anos, ou seja, considerando o período de cinco anos que antecedeu o atual Plano Municipal de Educação PME (2015-2025) e cinco anos após sua vigência e analisar suas características, seus possíveis avanços e/ou retrocessos. A pesquisa será desenvolvida em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será as pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados, buscaremos apreender as possíveis relações entre o contexto nacional e o contexto municipal das políticas públicas para a EJA. Em 2019, houve a extinção da Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) e o desaparecimento da modalidade na estrutura administrativa do Ministério da Educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)