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Formação de professores de Matemática para diversidade (s) na Escuela Normal Superior del Estado de México (ENSEM)

Processo: 20/08302-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Jean Clemente dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Planejamento pedagógico   Pesquisa bibliográfica   Revisão sistemática

Resumo

O projeto de iniciação científica tem como objetivo geral: reconhecer os "tempos" e "espaços" de formação inicial de professores de matemática para a(s) diversidade(s) (em particular relação étnico-racial, religiosa, sexual e de gênero) presentes nos documentos normativos e curriculares da Escuela Normal Superior del Estado de México (ENSEM) - instituição mexicanas de formação de professores de matemática -; bem como identificar alguns dos aspectos teóricos que norteiam o tratamento desses temas nos cursos investigados. Nesse sentido, definimos os seguintes objetivos específicos: (I) construir uma revisão sistemática de literatura a partir do portal de periódicos da CAPES sobre a formação de professores de Matemática para a diversidades no México; (II) identificar nas reformas educacionais e curriculares da educação básica o tratamento das questões relativas à diversidade(s), bem como os principais programas e projetos educacionais voltados para tal(is) questão(ões); (III) Constituir um panorama descritivo de principais marcos e trajetórias da ENSEM na história da educação mexicana; (IV) caracterizar no contexto do curso investigado a presença do tratamento de questões da(s) diversidade(s), bem como seus principais aspectos pedagógicos - como o perfil de egressos, objetivos do curso, estrutura curricular dentre outros; inclusive, suas ações voltadas às políticas afirmativas. A pesquisa se caracteriza como qualitativa em educação de natureza exploratória e descritiva. Para tanto, serão realizadas revisão sistemática de literatura utilizando como fonte de dados dissertações e teses, análises bibliográfica e documental. A análise dos dados será feita por meio da análise de conteúdo com apoio do software NVivo.

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