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Tradução audiovisual e avaliação de acessibilidade de tecnologia digital educacional sobre atenção à saúde neonatal na prevenção da COVID-19

Processo: 20/08538-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Julia Ferreira da Costa
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem neonatal   Recém-nascido   Recém-nascido prematuro   Promoção da saúde   Prevenção de doenças transmissíveis   Pessoas com deficiência auditiva   Acessibilidade   Material didático   Tecnologia educacional   Infecções por Coronavirus   SARS-CoV-2   COVID-19   Pandemias

Resumo

A infecção por 2019-nCoV, é considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional, até o momento os dados evidenciam que em gestantes, a infecção aumenta o risco de eventos adversos perinatais, como sofrimento fetal, potencial parto prematuro e dificuldade respiratória pós nascimento. Ressalta-se que as complicações decorrentes da prematuridade são a principal causa de morte neonatal e a segunda principal causa de morte entre as crianças menores de 5 anos. Visando a equidade no cuidado e na promoção de informação em saúde, a Política Nacional em Saúde a Pessoa Portadora de Deficiência, vem estimulando à criação, à produção e à distribuição de material educativo e informativo na área da saúde em formatos acessíveis. Desta forma, as Tecnologias Digitais Educacionais, são utilizadas no processo de educação em saúde da população. Objetivo: Tradução e avaliação audiovisual de acessibilidade de tecnologia digital educacional como recurso didático para o ensino na prevenção da Covid 19 em recém-nascido e prematuros. Método: Trata-se de uma pesquisa sobre elaboração de um produto educativo para incrementar o processo de ensino-aprendizagem, no qual consistem em ser exploratória, não-experimental, metodológica e com abordagem quantitativa que terá por finalidade a tradução audiovisual de um infográfico animado sobre prevenção da Covid 19 em recém-nascidos e bebês prematuros, visando acessibilidade do acesso à informação em Libras. O desenvolvimento desta tecnologia digital educacional, seguirá as quatro etapas para o desenvolvimento de animações utilizadas como material didático: planejamento através de uma scoping review, produção, implementação e avaliação. Resultados esperados: Espera-se que o estudo disponibilize recursos digitais educacionais acessíveis para a população surda, com o intuito de contribuir para a promoção de acessibilidade de conhecimento educativos em saúde frente a COVID-19 no que tange a promoção e prevenção de saúde do neonato e prematuro. (AU)

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