Busca avançada
Ano de início
Entree

Gêneros textuais e mobilidade acadêmica: uma proposta para o ensino-aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira)

Processo: 20/11384-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Eliane Gouvêa Lousada
Beneficiário:Julia Gomes Palmberg
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros textuais   Ensino e aprendizagem   Língua francesa   Material didático

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um material didático de ensino-aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira (FLE), por meio de gêneros textuais acadêmicos, para alunos da pós-graduação que pretendem realizar doutorado sanduíche ou mestrado em países francófonos, sobretudo das áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra (CAPES e CNPq). Com base na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2019) e nos estudos acerca das Sequências Didáticas para o aprendizado de línguas (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), combinadas com o dispositivo "itinerário" (COLOGNESI, 2015; COLOGNESI, DOLZ, 2017), proporemos um material didático para a aprendizagem da língua francesa através dos gêneros mais significativos para os estudantes que desejam passar um período de estudos e pesquisa em universidades de países francófonos. Para tanto, adequaremos o material proposto àquele já estabelecido para a aplicação do curso "Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário", oferecido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e do curso "Escrita Acadêmica em Francês para Pós-Graduandos", oferecido em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o Laboratório de Letramento Acadêmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)