Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da existência de projeções anatômicas da substância negra para o complexo pré-Bötzinger

Processo: 20/16320-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ana Carolina Thomaz Takakura
Beneficiário:Yasmin Cestari Aquino
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Parkinson   Respiração   Substância negra   Hidroxidopaminas   Fenômenos fisiológicos respiratórios   Modelo experimental

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa caracterizada por uma redução do número de neurônios dopaminérgicos da porção compacta da substância negra (SNpc). Os pacientes com DP apresentam sintomas clássicos motores, exemplificados por tremores e instabilidade postural, e sintomas não clássicos como distúrbios do sono e déficit respiratório, que são muito pouco investigados. Estudos recentes de nosso laboratório mostraram que houve diminuição da frequência respiratória e da ventilação basais em modelos experimentais de DP induzidos por injeção bilateral de 6-hidroxidopamina no corpo estriado. Além disso, nesses estudos, foi observado perda neuronal na região do complexo pré-Bötzinger (preBötC), responsável por gerar o ritmo respiratório. No entanto, ainda não se tem o conhecimento da existência de projeções da SNpc para esse núcleo bulbar, que poderia justificar a perda neuronal. Assim, o objetivo do presente projeto é investigar se há projeções da SNpc para o preBötC e avaliar se há prejuízo dessas projeções em modelos experimentais de DP. Para isso, serão realizadas injeções de traçadores retrógrado e anterógrado nessas regiões em animais controle ou com DP. Após 7-10 dias, os animais serão eutanasiados, perfundidos e terão seus encéfalos removidos para posteriores tratamentos imuno-histoquímicos a fim de analisar a marcação dos traçadores e dos neurônios envolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AQUINO, YASMIN C.; CABRAL, LAIS M.; MIRANDA, NICOLE C.; NACCARATO, MONIQUE C.; FALQUETTO, BARBARA; MOREIRA, THIAGO S.; TAKAKURA, ANA C.. Respiratory disorders of Parkinson's disease. Journal of Neurophysiology, v. 127, n. 1, p. 1-15, . (15/23376-1, 20/16320-8, 19/00065-1, 19/01236-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.