Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de barreiras e desafios à digitalização em um modelo econômico circular

Processo: 20/14462-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Beneficiário:Ana Caroline Vieira Lobo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Economia circular   Tecnologias digitais   Digitalização   Revisão sistemática   Análise de conteúdo   Modelos econômicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:economia circular | tecnologias digitais | Economia Circular

Resumo

O modelo econômico proposto pela Economia Circular, que pode ser traduzido em estratégias de redução, reuso e reciclagem de recursos produtivos, tem se destacado como alternativa às práticas de produção e consumo tradicionais. Ele possui o potencial de unir e direcionar esforços governamentais, acadêmicos e corporativos, pois está associado tanto a reduções de impactos ambientais quanto a novas propostas de valor para as empresas. Estudos recentes têm indicado que a incorporação de tecnologias digitais na cadeia de valor pode auxiliar na transição do modelo usual para o circular. A digitalização facilita estratégias circulares, como a extensão da vida útil dos produtos e a logística reversa, e possibilita novos negócios sustentáveis, como os sistemas de compartilhamento de produtos e a simbiose industrial. Contudo, existem problemas nesse processo que precisam ser solucionados. O estado da arte a respeito das barreiras e dos desafios à digitalização de sistemas circulares, bem como das soluções que têm sido experimentadas, ainda não foi caracterizado. Essa informação é relevante tanto para a evolução das pesquisas acadêmicas quanto para os agentes do mercado interessados em viabilizar negócios circulares. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é sistematizar os resultados publicados sobre o uso de tecnologias digitais em estratégias circulares, identificando barreiras à sua implementação e propostas de solução. A metodologia adotada será a revisão sistemática da literatura, adaptada para estudos na área de gestão. O método de avaliação dos resultados será a análise do conteúdo, considerando uma abordagem indutiva. O software de apoio a pesquisas qualitativas MAXQDA será utilizado na codificação, análise e síntese dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOBO, ANA; TREVISAN, ADRIANA HOFMANN; LIU, QINGLAN; YANG, MIYING; MASCARENHAS, JANAINA; SCHOLZ, SG; HOWLETT, RJ; SETCHI, R. Barriers to Transitioning Towards Smart Circular Economy: A Systematic Literature Review. SUSTAINABLE DESIGN AND MANUFACTURING, KES-SDM 2021, v. 262, p. 12-pg., . (20/14462-0, 19/23655-9)
TREVISAN, ADRIANA HOFMANN; LOBO, ANA; GUZZO, DANIEL; GOMES, LEONARDO AUGUSTO DE VASCONCELOS; MASCARENHAS, JANAINA. Barriers to employing digital technologies for a circular economy: A multi-level perspective. Journal of Environmental Management, v. 332, p. 13-pg., . (20/14462-0, 19/23655-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.