Bolsa 20/15566-3 - Educação em enfermagem, Efetividade - BV FAPESP
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Efetividade da simulação clínica no ensino de enfermagem

Processo: 20/15566-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
Beneficiário:Wellington da Silva Carneiro
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Efetividade   Coleta de dados   Autorrelato   Simulação de paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efetividade em simulação clínica | Ensino baseado em evidências | Ensino em Enfermagem | simulação de paciente | Enfermagem

Resumo

Objetivo: verificar a efetividade das atividades de simulação clínica desenvolvidas em um programa de graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. A população será composta pelos estudantes de enfermagem da graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo que participarem de atividades de simulação clínica. Para tanto, os critérios de inclusão serão estudantes de graduação, com no mínimo 18 anos e que participaram de atividade de SC. Serão utilizados três instrumentos de autorrelato para a coleta dos dados: O Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) Versão Brasileira; o instrumento de dados sociodemográficos e o instrumento para registro das características da SC (como: tipo de simulação, tempo da atividade, número de participantes na atividade). Os dados serão analisados por estatísticas descritivas. Resultados esperados: Disponibilidade de evidências para informar as decisões no planejamento, desenvolvimento e avaliação da SC no ensino de enfermagem.

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