Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre inflamação e metabolismo primário no período pós-prandial

Processo: 20/16542-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Carlos Mario Donado Pestana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Bioquímica de alimentos   Bioquímica da nutrição   Inflamação   Metabolismo   Período pós-prandial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioquímica da Nutrição | Bioquímica de alimentos | Inflamação | metabolismo | Bioquímica de alimentos

Resumo

O período pós-prandial compreende as primeiras horas após a ingestão de uma refeição, quando os nutrientes são absorvidos no intestino delgado. Nesse período, os níveis plasmáticos de compostos da dieta, intermediários do metabolismo primário e moléculas de sinalização sofrem mudanças rápidas, em contraste com seus valores no estado pós-absortivo (basal). Essas alterações desencadeiam uma resposta inflamatória aguda, mensurável como alterações em citocinas pró-inflamatórias, oxilipinas e outros mediadores humorais da inflamação, mas também em termos de alterações no número de células imunes circulantes e seu padrão de expressão gênica. Apesar de pouco compreendida, a inflamação pós-prandial tem sido um tópico ativo de pesquisa na última década, levando ao entendimento de que a composição da refeição desempenha um papel nesse fenômeno que se acredita ser proporcional ao conteúdo de gordura do alimento ingerido. É importante observar também que, embora a inflamação pós-prandial ocorra em circunstâncias fisiológicas normais, ela pode estar associada a doenças crônicas como resistência à insulina e Obesidade. A variabilidade interindividual naturalmente grande nas alterações metabólicas e inflamatórias pós-prandiais representa um obstáculo para sua compreensão. Alterações nas concentrações de metabólitos e marcadores inflamatórios são propensos a um alto grau de variabilidade entre os indivíduos, que é o resultado de inúmeras variáveis envolvidas na digestão, absorção e metabolismo de compostos dietéticos. Compreender a relação entre as mudanças nos metabólitos plasmáticos nas horas após a ingestão de uma refeição e o desenvolvimento da inflamação pós-prandial, bem como mapear a variabilidade interindividual natural é fundamental para entender como essas mudanças estão ligadas à saúde e à doença e como intervir neste fenômeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS-DONADO, PRISCILA R.; DONADO-PESTANA, CARLOS M.; TANAKA, FRANCISCO A. OSSAMU; VENTURINI, ANNA C.; DELGADO, EDUARDO FRANCISQUINE; CONTRERAS-CASTILLO, CARMEN J.. Effects of high-oxygen, carbon monoxide modified atmospheres and vacuum packaging on quality of Longissimus thoracis et lumborum steaks from Nellore cows during ageing. Food Research International, v. 143, . (10/08182-2, 20/16542-0, 09/13559-0, 17/26667-2, 19/18346-7)
MOURA, MARCIO H. C.; DONADO-PESTANA, CARLOS M.; RODRIGUES, LARISSA; PESSOA, ERIKA V. M.; ROSSI E SILVA, RAFAELA; FESTUCCIA, WILLIAN T.; GENOVESE, MARIA INES. Long-term supplementation with phenolic compounds from jaboticaba (Plinia jaboticaba (Vell.) Berg) reduces adiposophaty and improves glucose, lipid, and energy metabolism. Food Research International, v. 143, . (18/24477-4, 20/16542-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.