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Tendências do ensino de literatura em planos de ensino de licenciaturas em Letras

Processo: 20/15119-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Caio Augusto Martins Furtado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Licenciatura   Formação de professores   Métodos de ensino   Análise documentária

Resumo

A proposta deste projeto de Iniciação Científica (IC) é analisar Planos de Ensino de cursos de licenciatura em Letras de universidades públicas brasileiras, especificamente, os que tratam do ensino de literatura, com intuito de conhecer e compreender mais as tendências teóricas, metodológicas e de ensino presentes nestes planos. No tocante ao tema, no Brasil, assinala-se Oliveira (2008) e Rezende (2017); ao currículo Lopes e Macedo (2002), por exemplo. Visa-se constituir um inventário dos Planos de Ensino e catalogar seus objetivos, conteúdos programáticos, ementas e bibliografia, com o intuito de reunir e organizar dados relevantes para a formação de professores de literatura; e como eles podem agir para determinar relações no campo educacional e das Letras (BOURDIEU, 2003), tendo como amparo teórico-metodológico autores como Bourdieu (1998; 2003), Chartier (1991), Eagleton (1983), Compagnon (2009), Dalvi (2013), dentre outros. Os objetivos gerais desta pesquisa de IC são: a) Catalogar os planos de ensino das disciplinas cuja temática é o ensino de literatura com o objetivo de acessar suas tendências; e b) Constituir corpus para pesquisa a partir de catalogação que será realizada nos cursos de licenciatura em Letras de trinta universidades públicas (federais e estaduais) de diferentes regiões brasileiras. São objetivos específicos: a) Enumerar os autores presentes nas bibliografias das disciplinas dos cursos; b) Destacar e discutir os principais conceitos de ensino de literatura presentes nesses planos de ensino; e c) Categorizar e apontar as metodologias e vertentes teóricas utilizadas nesses planos de ensino. A metodologia adotada é a da Análise Documental, como definida por Ludke e André (1986). Como resultados, espera-se, com este estudo, contribuir para a constituição de um corpus para as áreas de Educação e Letras, no que se refere ao ensino de literatura. (AU)

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