Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecnologias não lineares ultrarrápidas em sistemas ópticos coerentes

Processo: 20/08362-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Evandro Conforti
Beneficiário:Mareli Rodigheri
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/24517-8 - Fotônica para internet de nova geração, AP.TEM
Assunto(s):Comunicação óptica   Sistemas ópticos   Amplificadores ópticos   Fibra óptica

Resumo

Trata-se de um pedido de bolsa de doutorado, com cronograma de três anos. A candidata está realizando mestrado com bolsa FAPESP (proc. 2018/18337-5), deverá conclui-la no prazo regulamentar, obteve grau A em todas as disciplinas cursadas, apresentou trabalho em congresso (SBrT, 2019) e está submetendo três trabalhos (Momag 2020, JMOE e Optics Communications). É formada na Universidade de Passo Fundo, teve excelentes notas no curso de graduação (média 8,79), tendo recebido "Menção Honrosa" em 2010 pelo desempenho na "6° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas", OBMEP. Esse pedido de bolsa está vinculado ao Projeto Temático Fapesp 2015/24517-8 - Fotônica para Internet de Nova Geração. Objetiva-se o desenvolvimento de tecnologias avançadas de alta velocidade empregando não linearidades para canais em comunicações ópticas coerentes e chaveamento de pacotes, com ênfase em amplificadores ópticos a semicondutor (SOA). Será utilizada uma bancada de testes montada pelo Prof. Conforti junto ao Projeto "PITE-FAPESP-PADTEC", Proc. 56.024-4, intitulado "Tecnologias Ópticas Coerentes", terminado em setembro de 2014, e outros, em cooperação com a indústria Padtec, a qual licenciou 7 patentes do grupo de pesquisa. A Tese de doutorado analisará efeitos não lineares, com a tecnologia "off-line", empregando osciloscópio em tempo real e DSP (processamento digital de sinais), envolvendo SOAs, moduladores e lasers de alta coerência, contemplando tecnologias a serem patenteadas. Serão desenvolvidas técnicas utilizando-se o gorjeio (chirp) em SOAs e lasers, visando otimizar-se a pré-distorção de sinais em tecnologias ópticas coerentes. Os canais ópticos conterão pulsos ultrarrápidos chegando a 17 pico segundos de duração, com gorjeio de até uma centena de GHz. Serão analisados efeitos de gorjeio em SOAs com chaveamento espacial, moduladores, assim como ruídos de fase em lasers, com técnicas off-line para recepção auto-homódina e heteródina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUTILI, TIAGO; RODIGHERI, MARELI; GALLEP, CRISTIANO M.; CONFORTI, EVANDRO. Chirp characterization of SOAs under sub-nanosecond electro-optical switching using heterodyne signal post-processing. Optics Communications, v. 500, . (07/56024-4, 20/08362-2, 15/24517-8, 17/20121-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.