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Tradução, adaptação e estudos psicométricos das escalas infanto-juvenis do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o Português do Brasil

Processo: 20/07992-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Beneficiário:Tally Lichtensztejn Tafla
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicometria   Transtornos do neurodesenvolvimento   Transtorno do espectro autista   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Deficiência intelectual   Adaptação psicológica   Validação   Crianças   Adolescentes   Brasil

Resumo

Uma das limitações na realização do diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) em crianças no contexto nacional é a ausência de instrumentos normatizados para a avaliação do Funcionamento Adaptativo (FA), sendo este um dos critérios diagnósticos juntamente com a avaliação de inteligência. O FA é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. Este estudo tem como objetivo traduzir e adaptar culturalmente os formulários destinados a crianças e adolescentes do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) e verificar suas propriedades psicométricas em amostras brasileiras de crianças típicas e com transtornos do neurodesenvolvimento. Participarão pais e professores de 1320 crianças sem transtornos do neurodesenvolvimento entre 2 e 17 anos e 90 crianças com transtornos na mesma faixa etária, sendo eles Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e DI. A precisão será obtida a partir do Coeficiente Alfa. Serão investigadas evidências de validade baseadas na estrutura interna e nas relações com variáveis externas, tais como: idade e indicadores de problemas de comportamento. Este estudo é pioneiro no país, pois fornecerá ferramentas essenciais para realização de diagnósticos mais acurados e estudos com enfoque em funcionamento adaptativo no Brasil. (AU)

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