Busca avançada
Ano de início
Entree

Geografia da inovação e criação de startups: um estudo sobre a cidade de Presidente Prudente-SP

Processo: 20/12635-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serafim Gomes
Beneficiário:Maria Cecília Batista Feitoza Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia econômica   Geografia da inovação   Inovação organizacional   Startups   Relatos de casos   Presidente Prudente (SP)

Resumo

A temática sobre inovação vem sendo discutida por diversos autores, por exemplo, Lencioni (2015), Gomes (2007 e 2019), Tunes (2015), entre outros. Nos últimos anos, intensificaram as transformações resultantes do processo de globalização, da reestruturação produtiva e do avanço de novas tecnologias. A inovação ganha dimensão entre os agentes econômicos e sociais. Pode-se falar em diferentes concepções de inovações ligadas às atividades econômicas, a saber: a inovação de processo e/ou produto, inovação organizacional, inovação institucional, inovação territorial, inovação financeira, inovação social. Diante disso, vão surgindo novos ambientes da inovação, ou ecossistemas da inovação, denominados por Gomes (2019), de espaços híbridos de inovação, com surgimentos de parques tecnológicos, incubadoras de base tecnológica, no qual muitas startups estão instaladas. No Brasil atualmente existem por volta de 10 mil Startups (ABStartups, 2019), concentradas principalmente na região sudeste, dentre essas, 11 delas atualmente já atingiram o valor de mercado de 1 bilhão de dólares, denominadas, assim, unicórnios. Tais empresas vem sendo formadas não apenas em grandes metrópoles, mas também fora do espaço metropolitano, no caso das cidades médias. A cidade de Presidente Prudente, na região Oeste Paulista, vem criando um ambiente inovador e de startups, sendo da a presença de universidades e o Inova Prudente são os principais motores para o desenvolvimento de novas empresas. Este projeto tem como objetivo compreender o meio inovador e a criação de Startups no município de Presidente Prudente-SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)