Busca avançada
Ano de início
Entree

Transição entre o 5º e o 6º ano do ensino fundamental e habilidades socioemocionais dos alunos

Processo: 20/10444-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Daniel Domingues dos Santos
Beneficiário:Vitor Henrique de Jesus Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Ensino fundamental   Ambiente escolar   Bem-estar social   Desenvolvimento emocional   Estudos longitudinais

Resumo

As últimas décadas foram caracterizadas por avanços na educação brasileira. Todavia, entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, os indicadores de qualidade educacional mostram descontinuidade neste processo de melhoria. O presente estudo tem como intuito investigar como as escolas se organizam neste período de transição, com foco especial na importância das características das escolas e dos alunos, além de mensurar a relação entre mudança de ciclo educacional e habilidades socioemocionais dos estudantes. Nessa lógica, será que a evolução destas habilidades é diferente dependendo se os estudantes precisaram mudar de escola ou não nessa transição? Para tanto, serão utilizados os dados de uma pesquisa longitudinal e censitária de Sobral/CE, desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) nos anos de 2018 e 2019. No total, 71% dos alunos trocaram de escola ao passarem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. As habilidades socioemocionais dos alunos foram avaliadas pela aplicação do instrumento SENNA 2.0, desenvolvido com o objetivo de acompanhar a evolução das competências socioemocionais em ambiente escolar. Ao final do estudo, esperamos preencher uma lacuna importante sobre a transição entre os ciclos do ensino fundamental no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)