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Emoções negativas, autocontrole e condutas violentas em adolescentes: estudo exploratório na perspectiva da teoria geral da tensão

Processo: 20/09134-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Marina Rezende Bazon
Beneficiário:Liandra Aparecida Orlando Caetano
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade anti-social   Distúrbios do comportamento   Adolescência   Bullying   Violência   Raiva (estado emocional)   Frustração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | bullying | condutas antissociais | Teoria Geral da tensão | violentas | Desvios de conduta

Resumo

Manifestação de comportamentos antissociais, na adolescência, é, em alguma medida, um evento normativo. A implicação em atividades que remetem a delitos, contudo, quando reiterada e/ou quando violentos, representa um problema desenvolvimental que merece estudos. Nesse espectro, crimes escolares violentos, praticados por estudantes, contra colegas e professores, remetem a um tipo de conduta extrema, em relação à qual efeitos de uma experiência escolar negativa - relacionada ao bullying - parece mais evidentemente conectada, mediados por outras experiências e circunstâncias negativas. Partindo dessas considerações, o estudo proposto terá por objetivo geral investigar as possíveis relações entre bullying e condutas antissociais/delituosas, violentas e não violentas, com atenção a possíveis mediadores pessoais como raiva e autocontrole, e variáveis sociais/contextuais relativas à família, à escola e à pares de idade. O referencial teórico adotado para o estudo será a Teoria Geral da Tensão, que permite estipular a hipótese de que, quanto maior a exposição ao bullying maior o nível de raiva e frustração; havendo baixo autocontrole, maior a probabilidade de coping ilegítimo/antissocial, incluindo: brigas, agressões e delitos violentos. O estudo é exploratório, descritivo e correlacional, para uma maior familiaridade com a temática. A pesquisa será realizada em escolas públicas na cidade de Franca, interior de São Paulo, com estudantes de ambos os sexos, do 9º ano do ensino fundamental. Esses responderão quatro questionários em forma de auto relato, relacionados ao bullying, ao autocontrole, à raiva e a variáveis sociais/contextuais de regulação da conduta. Os dados serão tratados estatisticamente, por meio de análises descritivas e correlacionais e, se possível, por regressão linear, considerando-se a variável sexo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAETANO, Liandra Aparecida Orlando. Tensões, emoções negativas e comportamentos antissociais na adolescência na perspectiva da teoria geral da tensão. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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