Busca avançada
Ano de início
Entree

As mulheres de Chytilová: no cinema e na televisão através dos sentidos

Processo: 20/15036-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Esther Império Hamburger
Beneficiário:Luiza Wollinger Delfino
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Feminismo   Televisão   Produção cinematográfica   Vanguarda   Narrativa transmídia   Análise de conteúdo

Resumo

O presente projeto busca investigar quais aspectos estético-formais compõem o protagonismo feminino na primeira fase da carreira da cineasta tcheca Vra Chytilová e de que forma sua obra cinematográfica se relaciona com sua menos conhecida produção televisiva. Para responder a essas perguntas, o projeto se segmentará em três etapas. A primeira etapa se debruçará nos artifícios estéticos e formais dos filmes Teto, Saco de Pulgas, Algo Diferente, As Pequenas Margaridas e Fruto do Paraíso para compreender o que identifico como um tom sinestésico da representação das protagonistas femininas. As teorias feministas do cinema se desenvolvem a partir dos anos 1970 em vertentes diferentes e com abordagens que se concentram nas realizadoras, nos filmes e nas espectatorialidades. Em alguma medida as teorias feministas se conectam com teorias que pensam o cinema pelos sentidos. Essa pesquisa pretende estabelecer conexões entre esses campos teóricos via o trabalho de Chytilová, com seu apelo a referências surrealistas, pouco narrativas, e voltadas para elementos que apelam aos sentidos como cores, cheiros, paladares e performances atoriais não naturalistas. Assim, as tradições vanguardistas tchecas e a teoria do cinema pelos sentidos, de Elsaesser, Hagener e Marks compõem a bibliografia. De 1970 até 1976, o governo tcheco proíbe Chytilová de trabalhar no cinema e neste intervalo ela roteiriza e dirige seus dois primeiros filmes para a televisão. Até a sua morte em 2014, ela encontra nesta mídia uma alternativa de trabalho e expressão. Desse modo, a segunda etapa deste projeto tem como objeto de análise filmes dirigidos por Chytilová para distribuição exclusivamente televisiva. Por fim, a terceira etapa se ocupará em relacionar as obras no cinema e na televisão, buscando conexões transmidiáticas, a partir dos achados da primeira etapa, principalmente no que se refere ao protagonistas femininas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)