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Teorias pedagógicas na formação inicial de professores de Ciências e de Biologia: uma análise necessária

Processo: 20/12902-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luciana Maria Lunardi Campos
Beneficiário:Alberto Mongolo Júnior
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ciência   Biologia   Práticas pedagógicas   Teoria da educação   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Entrevista   Análise de dados

Resumo

O fundamento teórico dessa pesquisa é a pedagogia histórico-crítica, expressão do materialismo histórico e dialético na educação. Essa concepção pedagógica contra- hegemônica defende a unidade dialética teoria e prática no trabalho docente, que converge em uma prática coerente e comprometida com a superação da sociedade capitalista. Concebendo à formação inicial de professores/as, o papel crucial na apropriação de conhecimentos teóricos pedagógicos coerentes pelos/as licenciandos/as, o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar a compreensão de licenciandos/as em Ciências Biológicas de uma universidade pública sobre o estudo de teorias pedagógicas em sua formação inicial como professores/as. O materialismo histórico e dialético assume importância na orientação metodológica, na coleta e análise de dados. Tendo em vista o caráter exploratório dessa pesquisa, os procedimentos investigativos serão aplicação de questionários e realização de entrevistas. Dados quantitativos serão organizados em gráficos e/ou tabelas e os qualitativos, após leitura exaustiva, serão organizados em categorias e analisados de acordo com os princípios do materialismo histórico e dialético. Como resultado espera-se obter um panorama geral sobre a relação entre as teorias pedagógicas e os licenciandos, no que diz respeito as suas compreensões, concepções e importância atribuída às teorias. Os resultados desta investigação contribuirão para as reflexões sobre formação inicial de professores/as, podendo gerar interlocuções entre grupos de pesquisa e unir esforços na defesa de uma prática docente coerente e transformadora.

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