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No fim do Império tinha uma pedra: ciência, política e território nas imagens do meteorito do Bendegó (1870-1889)

Processo: 20/15604-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Letícia Coelho Squeff
Beneficiário:Mayara Silva Dantas
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/24543-0 - No fim do Império tinha uma pedra: ciência, política e território nas imagens do meteorito do Bendegó 1870-1889), AP.R
Assunto(s):Cultura visual   Meteoritos   História da arte   Fotografias

Resumo

Na noite do dia 2 de setembro de 2018, um incêndio atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruindo uma coleção de 20 milhões de objetos. Na manhã seguinte, durante as buscas, uma descoberta: uma peça, pelo menos, havia sido salva. O chamado meteorito do "Bendegó", um enorme bloco de ferro, resistira às chamas. A imagem do meteorito intacto em meio aos destroços circulou nos jornais de todo o mundo. Inspirado por essa foto, e por todo o contexto dramático para a história do país que elas ensejam, este projeto pretende recuperar as primeiras imagens do Bendegó, de modo a descortinar aspectos da cultura visual e da história do Império que talvez ainda sejam pouco conhecidos. Este projeto pretende mostrar que o meteorito do Bendegó fez parte do último esforço científico e cultural do Império. E foi, talvez, uma das mais bem sucedidas experiências de propagação da imagem no período. O álbum da expedição organizada para levar o meteorito para o Rio de Janeiro, e a divulgação da imagem do Bendegó na cena internacional - que ocorreu de diversas formas, mas teve na exposição universal de Paris de 1889 um momento marcante - eram, por um lado, parte de um mesmo todo que se articulava à tradição das expedições científicas do século XIX, e, por outro, a um projeto de construção de uma imagem civilizada e "científica" para o Império brasileiro. Pintura e fotografia, representação do território e paisagem, arte e ciência - esses foram alguns dos temas que as imagens do Bendegó tensionavam. É disso que este projeto irá tratar. O trabalho se constitui sobretudo a partir de métodos da cultura visual e da história da arte, utilizando para isso fotografias, pinturas, mapas, relatos e relatórios de viagem, notícias de jornais, artigos científicos, entre outras fontes.

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