Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação de beta-alanina e bicarbonato de sódio no desempenho do CrossFit

Processo: 19/22249-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Bryan Saunders
Beneficiário:André Guedes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):beta-Alanina   Bicarbonato de sódio   Carnosina   Maltodextrina   Desempenho atlético   Suplementação alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta-Alanina | Bicarbonato de Sódio | Carnosina | CrossFit | fadiga periférica | suplementação | Esportiva

Resumo

A beta alanina é um aminoácido que juntamente com a histidina são constituintes da carnosina (²-alanyl-L-Histidina). Esta por sua vez apresenta robusta evidência como substância ergogênica, aponta-se que através do aumento de suas concentrações musculares promove-se o aumento da capacidade de tamponamento intracelular de íons H+, devido à constante de dissociação de ácidos do seu anel de imidazol (pKa = 6.83), que a torna um ótimo tamponante fisiológico para manutenção do pH intramuscular. Outro composto de grande relevância é o bicarbonato de sódio, que por sua vez exerce o controle do pH através da remoção de ións H+ via transportadores de monocarboxilato (MCT's) do interior da célula muscular para corrente sanguínea onde os capta. O CrossFit por sua vez é uma modalidade de alta intensidade composta por exercícios funcionais e constantemente variados que possui grande popularidade e evidente carência de suporte científico. Visto que algumas evidências indicam que a suplementação de beta alanina e bicarbonato de sódio podem melhorar o rendimento em esportes de alta intensidade, via aumento da capacidade de tamponamento de ions H+ intracelular e extrecelular, respectivamente. O presente estudo visa analisar os efeitos da suplementação de beta alanina e bicarbonato de sódio, isoladamente e em conjunto, na performance do CrossFit. Para tanto, 24 homens entre 18 e 45 anos, saudáveis, com ao menos um ano de prática no CrossFit e frequência mínima de 3 treinos semanais, serão alocados randomicamente em dois grupos de modo duplo cego, com controle por placebo. Será realizada a suplementação crônica durante 4 semanas de 6,4 g/dia (2 x 800 mg, 4 vezes por dia em intervalos de 3 - 4 horas) de beta alanina para um grupo (grupo BA) ou maltodextrina, administrada da mesma maneira, para o grupo controle (grupo PLA). Ocorrerá após as 4 semanas a suplementação de bicarbonato de sódio ou maltodextrina de maneira aguda (0,3 g/kg uma hora antes do exercício) dando origem aos grupos BA+BS, BA+PLA, PLA+BS e PLA+PLA. Antes e após os períodos de suplementação, será realizado o teste físico composto por WOD Cindy mais WOD Fight Gone Bad (WOD FGB), juntamente com a coleta de amostras sanguíneas para a análise de lactato, pH, gases sanguíneos, hemoglobina e bicarbonato. Além disso, serão realizadas biópsias musculares do vasto lateral e do deltóide para a avaliação do conteúdo intracelular de carnosina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA DE SOUZA, RICARDO AUGUSTO; DA SILVA, ANDRE GUEDES; DE SOUZA, MAGDA FERREIRA; FERREIRA SOUZA, LILIANA KATARYNE; ROSCHEL, HAMILTON; DA SILVA, SANDRO FERNANDES; SAUNDERS, BRYAN. A Systematic Review of CrossFit (R) Workouts and Dietary and Supplementation Interventions to Guide Nutritional Strategies and Future Research in CrossFit (R). INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORT NUTRITION AND EXERCISE METABOLISM, v. 31, n. 2, p. 187-205, . (16/50438-0, 19/22249-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.