Busca avançada
Ano de início
Entree

Painel de pacientes para equipes na estratégia de saúde da família

Processo: 20/11695-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 13 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Daiana Bonfim
Beneficiário:Stephanie Carrara Alberto
Instituição Sede: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/03711-1 - Painel de pacientes para equipes na estratégia de Saúde da Família, AP.PP
Assunto(s):Saúde da família   Estratégia saúde da família   Atenção primária à saúde   Qualidade da assistência à saúde   Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde   Sistemas de saúde   Acesso aos serviços de saúde   Dimensionamento   Pacientes   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso | atenção primária a saúde | Dimensionamento | Painel de pacientes | Qualidade | Recuros Humanos em saude | Atenção Primária; Gestão em Sáude Pública

Resumo

Prover cuidados de forma a minimizar as disparidades de acesso aos serviços de saúde e o alcance a um nível de saúde de qualidade é uma das metas principais de todo sistema de saúde. Entretanto, ainda é um grande desafio equilibrar a demanda versus a capacidade de oferta, ocasionando entraves em relação ao acesso nos serviços de Atenção Primária à Saúde. O estudo objetiva analisar o painel de pacientes das equipes de saúde da família com diferentes modelos de organização do acesso. Trata-se de um estudo observacional, transversal, de método misto realizado na zona sul do município de São Paulo, em três unidades básicas de saúde, com as seguintes etapas: descrição dos modelos de organização de acesso; análise da e oferta de profissionais e demanda do território; e análise de modelos de painéis de profissionais para as realidades estudadas. O estudo apresentará um importante panorama de análise sobre o processo de trabalho em diferentes modelos de organização do acesso, descrevendo as atividades realizadas pelos profissionais, o tempo gasto em cada atividade, o clima entre equipe, a satisfação dos pacientes, o equilíbrio ou desequilíbrio da oferta e da demanda, e principalmente, as possibilidades de construção de painéis de pacientes por equipe de modo equilibrado com o perfil do território. Contribui assim, com evidências ainda não descritas para países em desenvolvimento com sistema de saúde universal que buscam propostas de modelos de gestão do processo de trabalho e dos recursos humanos como forma de ampliar a acessibilidade e qualidade do cuidado oferecido na Atenção Primária à Saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM, DAIANA; MAFRA, ANA CAROLINA CINTRA NUNES; DA COSTA PALACIO, DANIELLE; REWA, TALITA. Assessment of staffing needs for registered nurses and licensed practical nurses at primary care units in Brazil using Workload Indicators of Staffing Need (WISN) method. HUMAN RESOURCES FOR HEALTH, v. 19, n. 1, p. 10-pg., . (20/11695-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.