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Argumentação na educação em Química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil

Processo: 20/02757-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Adriele Ribeiro dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de química   Literatura estrangeira   Argumentação   Estado da arte   Século XXI   Brasil

Resumo

A argumentação é uma habilidade desejável para o exercício da cidadania. Nesse sentido, sua implementação no ensino de Ciências tem ganhado a atenção dos pesquisadores da área. Por conseguinte, uma vasta produção acadêmica sobre a temática foi elaborada nas últimas décadas, evidenciando a necessidade de estudos para organizar e sistematizar tal conhecimento. O presente projeto objetiva investigar o cenário nacional sobre a argumentação na educação em Química utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil. Para tanto, no contexto nacional, no período de 2000 a 2020, serão analisados artigos publicados em revistas com seletiva política editorial, trabalhos completos que constam nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e do Encontro Nacional de Ensino de Química, assim como Dissertações e Teses (DT) defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPG) em Química, Educação e Ensino. Para a elaboração dos referidos contrapontos, no contexto internacional, no período de 1990 a 2020, serão analisados artigos publicados em língua inglesa na área de educação em Ciências por editoras com a quantidade de periódicos ativos em número igual ou superior a 200. Os documentos serão investigados com base nos descritores: ano de defesa/publicação, objetivos, resultados, ferramentas metodológicas para estudo da argumentação, foco temático, nível de escolaridade, instituição e país de origem, método de investigação e métodos de coleta de dados. As DT também serão avaliadas conforme o perfil acadêmico dos orientadores, a região geográfica e o PPG de origem. Nessa perspectiva, será desenvolvida uma pesquisa denominada do tipo "estado da arte", que permitirá a discussão da referida produção acadêmica com o propósito de subsidiar investigações com relação às questões fundamentais sobre a argumentação no ensino de química, assim como indicar as características e demandas desse campo de estudo. (AU)

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