Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiências de inclusão de povos nativos no ensino superior fora do Brasil

Processo: 20/14680-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Iandra Moretti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, AP.JP
Assunto(s):Antropologia   Educação inclusiva   Ensino superior   Universidades   Estudantes universitários   Povos indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudantes Indígenas | Experiências Internacionais | Antropologia da Educação

Resumo

O Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia têm uma história longa de esforços de inclusão de populações nativas no ensino superior e um histórico de reflexão sobre a questão. O objetivo dessa pesquisa é de fazer um levantamento de experiências nesses países, consultando os sites das universidades, e descrevendo os programas ali desenvolvidos. Será então feita uma seleção de pelo menos dois programas, que serão estudados em maior detalhe, através de entrevistas (que poderão ser realizadas pessoalmente ou a distância) com os responsáveis pelos programas. É previsto que o pesquisador, que deverá ter proficiência em inglês atestada, faça um estágio de pesquisa no exterior, em uma das universidades estudadas. Nessa ocasião poderá realizar as entrevistas ao vivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)