Busca avançada
Ano de início
Entree

Transição de fase em modelos do Votante e de Moran em redes não regulares

Processo: 20/13957-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Gabriella Dantas Franco
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/20271-5 - Modelos evolutivos em dinâmica de populações, AP.R
Assunto(s):Genética populacional   Sistemas complexos

Resumo

O modelo de Moran descreve a evolução das frequências de um gene bialélico em uma população de tamanho constante. Dependendo da taxa de mutação a população pode equilibrar em um estado de baixa ou alta diversidade. A transição entre essas fases ocorre de forma suave, sem descontinuidades em funções de estado ou suas derivadas. No entanto, é importante definir um ponto crítico para a mudança de fase, pois esse valor muda substancialmente com a estrutura espacial da população. Em um trabalho anterior propusemos que esse ponto crítico fosse determinado pelo máximo da entropia de Shannon e aplicamos o método para populações conectadas em redes anel e do tipo rede quadrada. Estudamos também o mapeamento do modelo de Moran no modelo do votante com influenciadores externos. Apresentamos agora um Plano de Atividades proposto para Bolsa de Treinamento Técnico nível 3 em que aprofundaremos os estudos sobre a transição nos modelos de Moran e Votante, tratando de casos mais interessantes onde as taxas de mutação (ou influenciadores externos) são assimétricos, descrevendo processos de seleção (ou polarização de opiniões). Vamos estender também o método pararedes complexas não regulares, tais como as redes de Érdös-Renyi, rede livre de escala, rede estrela e redes modulares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, GABRIELLA DANTAS; MARQUITTI, FLAVIA MARIA DARCIE; FERNANDES, LUCAS D.; BRAHA, DAN; AGUIAR, MARCUS ALOIZIO MARTINEZ DE. Shannon information criterion for low-high diversity transition in Moran and voter models. Physical Review E, v. 104, n. 2 AUG 25 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.