Bolsa 20/10498-0 - Ozonização, Amido - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes bicamada produzido com amido ozonizado de batata

Processo: 20/10498-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 26 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 24 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Cecilia Tadini
Beneficiário:Carla Ivonne La Fuente Arias
Supervisor: Amparo Chiralt
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Politécnica de Valéncia (UPV), Espanha  
Vinculado à bolsa:17/05307-8 - Modificação de amido de mandioca por oxidação com ozônio para a elaboração de filmes biodegradáveis, BP.PD
Assunto(s):Ozonização   Amido   Ácido polilático   Permeabilidade   Materiais compósitos de matriz polimérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biodegradable films | compressing moulding | Ozonation | starch | Filmes biodegradáveis

Resumo

Recentemente propusemos a ozonização como uma alternativa interessante para modificar amidos com foco na produção de filmes. Os filmes produzidos com amidos ozonizados apresentaram melhores propriedades mecânicas. Entretanto, a permeabilidade ao vapor de água e ao oxigênio também foi maior. Por outro lado, os filmes bicamada propõem combinar as características de diferentes fontes poliméricas individuais em uma única estrutura, com o objetivo de melhorar as propriedades dos filmes - por exemplo, propriedades de barreira. A combinação apropriada das matrizes poliméricas pode levar à melhoria dessas propriedades e, portanto, às aplicações destes materiais como embalagem. Muitas combinações de polímeros foram estudadas, entre elas, amido e ácido poli (láctico) (PLA), ambos materiais biodegradáveis e renováveis. Como os dois polímeros mostram propriedades mecânicas e de barreira complementares, sua combinação pode levar a filmes com propriedades aprimoradas. A Profa. Amparo Chiralt e seu grupo de pesquisa no Instituto Universitario de Ingeniería de Alimentos para el Desarrollo da Universidade Politécnica de Valência possuem larga experiência no desenvolvimento de filmes bicamadas através da técnica compressing moulding. As vantagens desta técnica são a grande quantidade de matéria-prima processada ao baixo custo, visando assim a produção industrial. No entanto, essa tecnologia não é explorada no Brasil. Portanto, o presente projeto propõe um estágio de pesquisa no exterior no Instituto Universitario de Ingeniería de Alimentos para el Desarrollo, com o objetivo de desenvolver um filme bicamadas com amido de batata ozonizado e ácido poli (lático), buscando aprimorar o desempenho dos filmes de amido de batata ozonizado desenvolvido no estudo realizado no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LA FUENTE ARIAS, CARLA IVONNE; KUBO, MIRIAN TIAKI KANEIWA; TADINI, CARMEN CECILIA; AUGUSTO, PEDRO ESTEVES DUARTE. Bio-based multilayer films: A review of the principal methods of production and challenges. CRITICAL REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND NUTRITION, . (17/05307-8, 20/10498-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.