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O Teatro do Absurdo: um estudo sobre o absurdo e seus ecos na contemporaneidade

Processo: 20/07891-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Cassiano Sydow Quilici
Beneficiário:Giovanna Ueda Morales
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro do absurdo   Análise de conteúdo

Resumo

Este projeto de iniciação científica pretende fazer uma primeira abordagem do Teatro do Absurdo, categoria definida por Martin Esslin na década de 60, a partir do mapeamento dos elementos que o compõem, tanto dramaturgicamente, quanto da perspectiva de encenação. Estudarei o absurdo enquato conceito filosófico e qual a relação entre esse conceito e a expressão teatral pesquisada. Pesquisarei o contexto histórico em que surgiu, buscando compreender sua importância, seus impulsos e suas consequências. Além disso, pretendo abordar alguns ecos dessa tendência na cena brasileira contemporânea, fazendo uma analogia com o contexto atual a partir de pontos que a aproximam de nossa realidade e buscando entender como seus elementos estão presentes atualmente. Estudarei duas dramaturgias e encenações contemporâneas que possuem elementos dessa tendência, Há Dias que não Morro, escrita por Paloma Franca Amorim e encenada pela Cia. Ultra Violeta_s, e Pequena Ladainha Anti-Dramática para a Reunião de Emergência dos Catedráticos da Instituição Feitosa Bulhões, a Excelência do Ensino em Mais de Cinco Décadas de Funcionamento, escrita e dirigida por Chico Carvalho e encenada pela Cia. Do Bife, analisando como esse elementos dizem respeito a uma reinvenção da tendência pesquisada na atualidade.

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