Busca avançada
Ano de início
Entree

A língua popular em Mário de Andrade : uma análise de discursos constituintes e biográficos

Processo: 19/22186-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 15 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Roberto Leiser Baronas
Beneficiário:Tamires Cristina Bonani Conti
Supervisor no Exterior: Dominique Ducard
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris-Est Créteil Val de Marne, França  
Vinculado à bolsa:18/05275-1 - Narrativa do acontecimento discursivo científico: uma abordagem discursivo-genealógica da linguística brasileira, BP.DR
Assunto(s):Análise do discurso   Mário de Andrade   Linguística popular

Resumo

Neste projeto de estágio de pesquisa no exterior (BEPE-Fapesp), relacionado ao projeto de doutorado no Brasil (Processo 2018/ 05275-1), buscamos aprofundar nosso conhecimento teórico sobre a análise do discurso de orientação francesa e, principalmente, conhecer novas possibilidades teóricas e analíticas que servem de insumo para o desenvolvimento de nosso trabalho e, consequentemente, da análise de discurso no Brasil. Nesta missão, é solicitada a aprovação do estágio de doze meses na Universidade Paris-Est Créteil - UPEC, localizada em Créteil, Paris (França), sob a direção do professor Dominique Ducard e seu grupo Céditec. Para o desenvolvimento do trabalho, é especificamente desejado : a) verificar as novas possibilidades de tratamento teórico, de acordo com a análise do discurso, principalmente à luz das discussões teóricas do grupo Céditec, como o aprofundamento da discussão sobre os discursos constitutivos e biográficos; b) participar de reuniões e outros eventos que possam ocorrer dentro do grupo Céditec, do qual Ducard é membro e diretor; c) participar de outros grupos e conversas com outros pesquisadores, inclusive interdisciplinares, como os ministrados pelo professor Jean-Frédéric Schaub, na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS). Considerando esses objetivos, pode-se pensar que o interesse do estágio no exterior sob a direção do professor indicado seria relevante e justificado, uma vez que ele possui experiência teórica e prática no campo da orientação de tese, incluindo de cotutelas de várias universidades estrangeiras, além de excelentes estudos sobre o assunto referente ao projeto Bepe e à tese no Brasil. Ademais, enfatizamos a importância científica da universidade para a qual queremos ingressar, dada sua significativa importância no caso da produção de teorias linguísticas e de áreas afins.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARONAS, ROBERTO LEISER; COSTA, JULIA LOURENCO; BONANI CONTI, TAMIRES CRISTINA. . REVISTA DA ANPOLL, v. 52, n. 1, p. 15-33, . (19/22186-5, 17/12792-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.