Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de virulência de Salmonella sp. isoladas de frango no período de 1999 a 2018

Processo: 20/03268-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Nathalia Cristina Cirone Silva
Beneficiário:Rafaela Martins Morasi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia de alimentos   Tecnologia de sementes   Genes   Salmonella   Carcaça   Frangos   Fatores de virulência   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

Salmonella spp. representa uma das principais bactérias patogênicas descritas em surtos de doenças alimentares no mundo todo, geralmente envolvendo alimentos como carne de frango e ovos crus, que funcionam como reservatórios para tais bactérias. A contaminação pode ocorrer em diversas etapas do processamento, desde manuseio até armazenamento. A salmonelose é considerada um grave problema de saúde pública, por isso é necessária a implantação de medidas de controle que garantam a qualidade dos alimentos. O objetivo deste estudo será analisar a presença de genes que codificam fatores de virulência em 238 cepas de Salmonella sp., previamente isoladas de carcaças de frango, nos períodos de 1999 a 2018. Assim, é possível ter um panorama epidemiológico sobre a virulência desse microrganismo ao longo dos anos. As cepas que serão utilizadas fazem parte do banco de cepas do Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Profª. Drª. Vera Lúcia Mores Rall, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Botucatu. Os isolados serão testados quanto à presença de genes responsáveis pela patogenicidade de Salmonella, pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)